Texto publicado na fluir deste mês por esse cara fantástico, autor do livro Outras Ondas da editora Gaia, pelo qual recomendo a todos.
"Mar Revolto
Todo mundo do nosso universo sabe que surf é um vício que nos deixa dependentes de tubos e água salgada pro resto da vida. Mas alguns levaram essa dependência mais longe do que outros e, ao cruzarem a linha da legalidade, viraram bandidos de verdade pra continuar a vida na praia. O recém lançado, e imperdível, “Sea of Darkness*”, dirigido por Michael Oblowitz, é um documentário emocionante sobre surfistas dispostos a tudo pra bancar essa adição. Narra o envolvimento de figuras chave do nosso esporte no tráfico internacional de drogas, tendo a Indonésia como base de operações. Já tinha ouvido algumas dessas lendas, mas agora o quebra cabeça todo se formou. É tudo verdade.
O americano Mike Boyum é a figura central do filme. No meio dos anos 70, ele era o rei de Bali. Melhor amigo dos feras Gerry Lopes e Peter MacCabe, o cara morava numa mansão, acolhia a surfistada e promovia grandes festas e jantares. Visionário, foi ele que bancou a descoberta e montagem do primeiro surf camp do mundo, em Grajagan, onde passava meses surfando ondas de sonho com os amigos. Só tinha um problema... ninguém sabia de onde vinha toda aquela grana.
Naquela época, pós guerra do Vietnã, Bali virou uma espécie de paraíso para os soldados americanos, que se misturavam com os surfistas nos bares e praias e trocavam informações sobre rotas de drogas e grandes fornecedores. Bali, diferente do que acontece hoje, era completamente liberada, com heroína, morfina, ópio, maconha, hashishe e cogumelos sendo consumido pelos turistas sem grandes problemas com as autoridades indonesianas.
Uma ilha sem lei cercada de drogas por todos os lados pode ser um paraíso para um garotão surfista com mentalidade de traficante. Boyum ficava arquitetando os próximos passos do seu comércio ilegal entre caídas olímpicas em Grajagan, que após algumas matérias publicadas na Surfer, já bombava como o destino dos sonhos. Toda essa atenção abriu os olhos das autoridades locais para o potencial comercial do camp de Garajagan e para essa figura exótica chamada Mike Boyum. Descobriram que ele já era procurado nos Estados Unidos. Foi a deixa para que o camp fosse confiscado. Mike fugiu para a Malásia, mas não sem antes atear fogo em tudo que havia construído.
Incendiar seu paraíso foi traumático e fez com que o rei perdesse sua majestade. E é aí que o filme, e a vida de Boyum, inicia sua trajetória na direção das trevas. Nunca mais as coisas foram as mesmas para ele. Procurando outra Bali, outra Grajagan, Boyum passou a vida, de golpe em golpe, até ser encontrado morto, sozinho, em junho de 89, nas filipinas, depois de descobrir Cloud 9 e jejuar por mais de 40 dias. O cara era uma figura excêntrica, e foi com certeza o surfista traficante mais famoso do mundo. Mas o filme não é só sobre ele. Sea of Darkness fala essencialmente sobre escolhas e caminhos. Importantes figuras do surf mundial, como Martin Daily (Indies Trader) e Bruce Raymond (Quiksilver), amigos de Boyum, disseram não ao demo e colheram seus frutos honestamente. Sendo que o simples fato de continuar surfando é o maior premio de todos. E você, até onde iria pra continuar a surfar ondas de sonho?
*Sea of Darkness passa no Rio em sessão única no dia 6 de dezembro, no Vale Open Air, Jockey do Rio de Janeiro.
CARACA, deve ser animal esse filme, to procurando pra baixar. se eu achar boto o link no post!
ResponderExcluir