quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PENSE, SINTA, FAÇA!!!

Quando me pedem pra que poste algo aqui fico sempre na insegurança, na vontade de escrever algo realmente bom, o que geralmente nao ocorre, mas tento formatar uma idéia antes de sair escrevendo. Hoje vou fazer uma experinência e ver no que dá uma emissão direta dos meus pensamentos ao post.

Ontem conversava com meu amigo Boemo sobre a trip que fizemos no final de semana para o Rosa. Comentavamos a respeito do quão bons são os menos de dois dias que temos para aproveitar a praia mesmo tendo de passar por 5 ou 6 hrs de viagem para chegar a Garopaba e mais 5 ou 6 hrs para voltar à Porto Alegre. Tudo isso é válido devido ao forte clima natural local que acaba por proporcionar belas ondas. Sabemos que este é, na realidade, nosso grande objetivo indo para "tão longe": junto a apreciação da natureza, A APRECIAÇÃO DE BELAS ONDAS!
Nosso papo chegou a um momento que expeculávamos sobre o quão necessária é a prática do surf para o aperfeiçoamento deste mesmo. Mas também comentávamos o poder da mente no aprimoramento do surf.

Quando pela primeira vez assisti ao vídeo Blue Horizon (filme que retrata as diferentes posturas entre David Rastovich-Rasta-, free surfer, e Andy Irons, pro-surfer) fiquei realmente impactado com um trecho onde o pai de Rasta comenta um lema familiar que é tatuado nos membros da família: THINK IT, FEEL IT, DO IT! PENSE, SINTA, FAÇA.
Desde aquele dia, acredito que a mais de 4 anos atrás, meu surf realmente tomou outra dimensão; assim como meu skate, minha arquitetura, meus amores...

Quando vemos um vídeo de surf e damos aquele pause no momento da manobra, depois soltamos, voltamos e pausamos novamente para que vejamos todo o movimento em slow motion, nada mais estamos fazendo do que racionalizando, memorizando e agregando aquele movimento ao nosso sub conciente. Se começamos a imaginar aquele mesmo movimento sendo executado por nosso corpo, temos um passo a mais dado em direção a efetivação da manobra. Nesse momento temos que realmente sentir a manobra fluir em nossa mente, deixar o corpo sentir até mesmo quais músculos serão afetados para isso, então logo depois devemos tentar coloca-la em prática.

Tudo o que comento aqui pode ser a maior besteira da face da Terra. Mas para min funcionou, e muito. Não imaginem que seremos como o Kelly Slater por conseguir adotar tal sistemática de pensamento e treinamento, mas que isso pode nos auxiliar no aprimoramento de nosso surfe, acredito que sim.
Orison Swett Marden, escritor, disse: "O pensamento, a visão, o sonho... sempre precedem a ação.".

Acredito que seja isso. Assim como no filme O Segredo, esse exercício de mentalização nada mais é do que um aumento na expeculação de execução dos seus sonhos. Não acredito ser um atrativo enrgéticamente nem nada. Acredito sim no poder da mente humana que utiliza unicamente 1% do seu potencial.

Grande braço a todos!



Baixe o Blue Horizon de barbada aqui.

Um comentário:

  1. sem palavras irmão, palavras sábias e grande conhecimento!!! grande abraço

    ResponderExcluir